top of page

E se a alegria ou o divertimento pudessem melhorar sua saúde. Você sorriria mais hoje?


Por que as emoções positivas podem ser o próximo grande preditor de saúde. E se a alegria ou o divertimento pudessem melhorar sua saúde - você sorriria mais hoje? Essa é precisamente a pergunta que pesquisadora em psicologia, Jennifer Stellar, PhD, tem explorado em seu trabalho. A Universidade de Toronto recentemente apresentou sua pesquisa na TEDMED 2015.


Aprenda sobre sua abordagem baseada em evidências para explorar as emoções humanas e por que nossos sentimentos podem ter um impacto maior sobre o nosso bem-estar do que esperamos.Medir emoções positivas e saúde para determinar se as emoções afetam a saúde, Stellar lançou dois estudos nos quais mediu os níveis de citocinas pró-inflamatórias dos estudantes, que se cronicamente elevados durante longos períodos de tempo, podem ter efeitos prejudiciais para a saúde que contribuem para o diabetes, doenças cardiovasculares e depressão.Em sua pesquisa, Steller mediu especificamente os níveis dos estudantes de Interluken-6 (IL-6), uma citocina proinflamatória comum, com base nas emoções que eles exibiram.


Stellar observou que ela e seu pessoal de pesquisa tinham uma hipótese importante para testar. "Nossa idéia era que as pessoas que experimentam emoções mais positivas terão níveis mais baixos de IL-6 circulando em seu corpo", disse ela. "Por que achamos isso? Certas emoções negativas têm sido associadas com aumentos na IL-6, por isso pensamos que talvez as emoções positivas teriam um efeito oposto levando a níveis mais baixos desse biomarcador prejudicial ".


Stellar fez com que os alunos chegassem a um laboratório onde ela avaliou quantas emoções positivas experimentaram no mês anterior e, em seguida, coletaram uma amostra de saliva para medir o nível de IL-6 de cada aluno. "Acontece que nossa hipótese estava correta. Emoções positivas predisseram níveis mais baixos de citocinas pró-inflamatórias em nossa população estudantil. "


Desafiando sua própria pesquisa


Esta foi uma grande descoberta, mas Stellar ainda se sentia compelida a abordar sua hipótese de maneira diferente. Não só ela queria confirmar que as emoções humanas impactar níveis de IL-6, mas ela também queria saber quais emoções específicas foram os principais condutores de níveis mais elevados de IL-6, então ela lançou um inquérito adicional que mediu a freqüência ea intensidade em que os alunos experientes Um núcleo de emoções.


A pesquisa mediu sete emoções-chave: diversão, temor, contentamento, compaixão, orgulho, amor e alegria. Stellar descobriu que quatro emoções específicas - alegria, orgulho, contentamento e temor - predissem níveis mais baixos de IL-6.


Curiosamente, o temor tinha a relação negativa mais forte com a IL-6, mesmo quando os pesquisadores controlavam as outras seis emoções positivas, as medidas de personalidade e um terceiro método de medir as emoções.


Uma descoberta inspiradora


O espanto é uma emoção tão poderosa porque significa espanto e espanto no mundo, e você não precisa viajar para o exterior ou buscar uma aventura ousada para encontrá-lo. "Na verdade, os participantes relatam sentimento de admiração cerca de duas vezes por semana, em média, tornando-se uma emoção mais comum do que poderíamos esperar", disse ela, observando que as experiências cotidianas - olhando para as estrelas ou assistindo atletas alcançar um feito aparentemente impossível - Pode inspirar temor.


Enquanto os pesquisadores não sabem por que o awe cobriu a lista de emoções como um preditor positivo de saúde, Stellar disse que está certa de que seus próprios estudos mudaram sua maneira de pensar sobre o temor no mundo.


"Eu costumava ver uma caminhada na natureza ou uma viagem ao museu como um luxo que eu mal podia pagar em minha vida agitada. Agora eu vejo isso como essencial para minha saúde mental e médica. "


Ela disse que seus estudos também a lembram que, como um campo, a psicologia está se transformando, e seus colegas estão mudando a forma como eles pensam sobre as emoções positivas. "Agora reconhecemos que eles não são simplesmente a ausência de emoções negativas, mas que eles são coloridos e variados por direito próprio .... Ainda temos muito a aprender sobre a emoção do temor, mas é fascinante pensar que, ao procurar a beleza, o mistério ea vastidão que nosso mundo tem para oferecer, poderemos realmente encontrar a chave para a nossa saúde física ".


Fonte: https://wire.ama-assn.org/delivering-care/why-positive-emotions-may-be-next-big-predictor-health?utm_source=TWITTER&utm_medium=Social_AMA&utm_term=650623781&utm_content=other&utm_campaign=article_alert

Leia mais
bottom of page