top of page

Prevenção de lesões em ambiente laboral


A incapacidade funcional em decorrência de lesões musculoesqueléticas no ambiente laboral atualmente é uma preocupação crescente de saúde pública, pois gera consequências psicológicas, sociais e econômicas, com enorme impacto sobre os próprios funcionários, suas famílias, comunidades, indústrias e os governos.

Uma das regiões mais acometidas no ambiente de trabalho é o complexo articular do ombro, fazendo com que muitos trabalhadores se afastem de suas atividades em decorrência de dores crônicas nesta região. Desta forma, o mundo da ciência tenta cada vez mais entender esta situação a fim de tentar ajudar a minimizar estes problemas.


Uma revisão de literatura realizada em 2016, por um grupo de pesquisadores do Instituto de Trabalho e Saúde de uma Universidade de Toronto (Ontario – Canada), discutiu aspectos importantes relacionados com este tema. Os autores chegaram à conclusão de que uma das maneiras mais eficazes para minimizar estes riscos é a realização de treinamento de resistência muscular. Podemos considerar, desta forma, que são pessoas não preparadas, em muitas vezes, para realizarem alguns tipos esforços dentro do ambiente de trabalho. Imaginem um atleta não treinado que faz um treino com grande intensidade? A probabilidade dele se machucar aumenta. Podemos fazer esta relação dentro do ambiente laboral.

Desta forma, implementar um programa de exercícios de treinamento de resistência muscular no local de trabalho pode ajudar a prevenir e gerenciar as lesões musculoesqueléticas no ombro.

Para isto, precisamos ter profissionais capacitados para identificar quais as melhores formas de ação por meio de exercícios específicos para cada situação de trabalho dentro de uma fábrica, a fim de auxiliar uma ação preventiva dentro da empresa...


Conheça as ações que o Grupo Equality pode fazer por você e por sua empresa. Temos treinamento personalizado em nossa academia e soluções para empresas.

Leia mais
bottom of page