Dores crônicas nas costas - Saiba o que fazer.


A dor lombar infelizmente é um dos problemas de saúde mais comuns da atualidade e gera grandes problemas à população e aos governos. Estudos demonstram que grande parte da população sofre ou sofrerá por dores nas costas e que muitos terão dores crônicas nesta região. Governos como dos Estados Unidos, por exemplo, chegam a gastar mais do que U$25 bilhões por ano com este problema.


Desta forma, torna-se evidente o quanto temos que nos preocupar com as dores nas costas. Sim, temos que saber como melhor direcionar ações para minimizar tais prejuizos pessoais e globais, com mais eficácia e menos custos.

Mas o que precisamos saber? Bom, a ciência aponta que o tratamento conservador, ou seja, não cirúrgico, é a estratégia de ação mais indicada para a grande maioria dos problemas de dores nas costas. Desta forma, vamos focar neste assunto?

Em abril de 2017 um grupo de pesquisadores realizou uma revisão sistemática¹ importante, discutindo custos e benefícios de uma ampla variedade de intervenções não-invasivas e não-farmacológicas para a dor lombar e nos apontou ações que devemos buscar para tratamento destes pacientes. O estudo demonstrou que tratamentos por meio de exercícios físicos combinados com ações psicológicas (terapia cognitiva comportamental) podem ser uma boa estratégia de ação. Em adição, destacaram como boas opções custo-efetivas a terapia manual, a acupuntura, a Ioga e programas de educação a fim de auxiliar nas melhores informações aos pacientes.

Infelizmente, pacientes com dores crônicas nas costas estão susceptíveis a um “mercado milagroso” de tratamentos para seus problemas, gastando mais dinheiro com pouca efetividade nos resultados. Como paciente, busque profissionais que sigam boas diretrizes de ação, pautadas em revisões como a realizada por estes pesquisadores.

1Andronis L, Kinghorn P, Qiao S, Whitehurst DG, Durrell S, McLeod H. Cost-Effectiveness of Non-Invasive and Non-Pharmacological Interventions for Low Back Pain: a Systematic Literature Review. Appl Health Econ Health Policy. 2017 Apr;15(2):173-201. doi: 10.1007/s40258-016-0268-8. Review. PubMed PMID: 27550240.

Leia mais
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle

Av. Cassiano Ricardo, 521, 1˚ andar

Jd. Aquarius - S. J. Campos, SP