top of page

Lesão do Ligamento Cruzado Anterior do Joelho


Vamos refletir sobre as mais atuais discussões científicas desta temática.

Atualmente, torna-se comum escutarmos que alguém infelizmente lesionou o Ligamento Cruzado Anterior (LCA) do joelho. Isto se deve diante de alguns fatores, tais como a facilidade deste ligamento entrar em estresse em movimentos que requerem giro e que o pé fique fixo no solo, comum em vários esportes, tais como futebol e basquete.

Após esta lesão, o tratamento pode ser tanto cirúrgico quanto conservador, sendo necessário para tal decisão o entendimento prioritário de características funcionais do paciente. Desta forma, dependendo de como encontra-se a função do paciente, pode-se sim optar por um tratamento não cirúrgico.

No entanto, a longo prazo, 50 % das pessoas que tiveram lesão deste ligamento podem possuir osteoartrite de joelho (OA), sendo creditado este problema a uma instabilidade da articulação do joelho, a qual pode existir mesmo em pessoas que fizeram cirurgia.

Pautado neste contexto, estudos apontam a necessidade de termos um olhar diferenciado para esta característica de desgaste articular após a lesão do LCA e desta forma, um grupo canadense publicou um interessante artigo em 2016 (link: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27843365). Nesta bela revisão sistemática, os autores apontaram que a realização precoce de exercício, anteriormente a realização de uma ação de tratamento cirúrgico, pode ser benéfica na redução do risco de OA do joelho. No entanto, sugeriu que mais estudos focassem sobre tal tema a fim de que sejam criadas melhores diretrizes de ação.

Vamos aguardar ansiosos para melhor entender as melhores ações.

Enquanto isto, seguiremos com nosso foco. Continuaremos com um rigoroso treinamento neuromuscular, com melhora da função muscular específica e global, na busca constante da melhor estabilidade dinâmica do joelho de nossos pacientes.

Leia mais
bottom of page