top of page

Desgastes do Joelho



Será que o tratamento está no caminho em que a ciência nos aponta?


No ano de 2013, a Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos publicou um importante documento descrevendo as melhores diretrizes de prática clínica para o tratamento da osteoartrite do joelho, a fim de auxiliar na gestão não-operatória destes pacientes. Tais recomendações, quando seguidas da forma correta, podem auxiliar com mais eficácia o tratamento dos pacientes e gerar menos custos em saúde.



No entanto, mesmo com um modelo de ação bem divulgado e pautado em boas evidências científicas, pacientes com osteoartrite de joelho podem ainda estar sendo submetidos a tratamentos inadequados e ineficázes. Foi o que um estudo americano divulgou em janeiro de 2017. Nesta pesquisa, foram analisadas informações sobre procedimentos de tratamento conservador realizados durante um ano previamente a colocação de uma prótese total de joelho. Foram selecionados 86.081 pacientes e os pesquisadores verificaram que no ano anterior a cirurgia, 55,6% do custo associado ao tratamento foi para o tratamento ambulatorial, o que totalizou US $ 43 582 648.




Os resultados demonstraram que aproximadamente 30% dos custos totais foi realizado com injeções de ácido hialurônico, para as quais a Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos citam como fortes evidências contra seu uso no manejo deste problema.

Nenhuma das três intervenções mais comumente utilizadas (injeções de corticosteróide, injeções de ácido hialurônico e opióides) tem recomendações que apóiam seu uso para o gerenciamento de sintomas de osteoatrite de joelho, totalizando 43% do total de custos para o tratamento conservador.

Infelizmente, apenas três das oito intervenções terapêuticas estudadas (FISIOTERAPIA, Anti-inflamatórios não-esteróides e Tramadol) têm uma forte recomendação para o manejo da osteoartrite do joelho. Para mostrar o quanto isto é impactante, os pesquisadores identificaram que os custos das intervenções recomendadas representam apenas 12,2% do total.

Como destacado, a Fisioterapia é uma das formas mais indicadas para o tratamento a fim de obtermos a melhor qualidade de vida destes pacientes. Pense nisto e siga boas recomendações da ciência.


Bedard NA, Dowdle SB, Anthony CA, DeMik DE, McHugh MA, Bozic KJ, Callaghan JJ. The AAHKS Clinical Research Award: What Are the Costs of Knee Osteoarthritis in the Year Prior to Total Knee Arthroplasty? J Arthroplasty. 2017 Jan 18. pii: S0883-5403(17)30013-X. doi: 10.1016/j.arth.2017.01.011. [Epub ahead of print] PubMed PMID: 28209276.

Leia mais
bottom of page