top of page

Dor crônica no ambiente laboral: um grande problema para todos!


A dor crônica infelizmente é um grande problema dentro do ambiente de trabalho. Esta condição gera anos de vida perdidos e com incapacidade aos trabalhadores, interfere na relação destes com a família, além de gerar grandes preocupações às empresas e aos governos.

Estudos têm demonstrado que não é tão simples lidar com este problema. No entanto, existem indicativos de que exercícios resistidos em ambiente laboral podem ser uma grande saída no intuito de minimizar riscos de lesões musculoesqueléticas.



Porém, alguns questionamentos são feitos na tentativa de encontrar outros fatores que interfiram na predisposição da dor crônica e incapacitante no ambiente laboral. Uma possibilidade é o efeito psicossocial na relação direta com a cronificação da dor.

Neste contexto, pesquisadores publicaram em 2017 um ensaio clínico interessante demonstrando que a atividade de treinamento resistido realizada em grupo pode ser um diferencial na melhora do clima social entre os trabalhadores com dor crônica musculoesquelética.

Apesar deste achado, os autores destacaram a importância de identificação em futuros estudos de meios cada vez mais eficazes de melhorar a saúde mental dos trabalhadores, a fim de que se tenha uma melhor qualidade e estilo de vida do trabalhador, foco este indispensável na tentativa de diminuição do quadro de dor crônica.

Pensem nisto e comecem a ter um olhar mais amplo no ambiente laboral.

Referência: Andersen LL, Persson R, Jakobsen MD, Sundstrup E. Psychosocial effects of workplace physical exercise among workers with chronic pain: Randomized controlled trial. Medicine (Baltimore). 2017 Jan;96(1):e5709. doi: 10.1097/MD.0000000000005709. PubMed PMID: 28072707; PubMed Central PMCID: PMC5228667.

Leia mais
bottom of page