top of page

Há como prevenir os famosos desgastes nas cartilagens do joelho?


Atualmente percebe-se a grande quantidade de pacientes com problemas de desgastes articulares no joelho, situação conhecida como osteoartrite.


De fato, os números mundiais mostram que a quantidade de pessoas com incapacidade em decorrência da tal osteoartrite é preocupante e gera consequências para toda a família, a comunidade e o governo.


Gostaríamos de achar uma fórmula mágica que previna estas alterações, mas infelizmente ainda não há... existe sim uma complexidade muito maior atrás disto e que envolve não apenas condições mecânicas que influenciam nestes aspectos.


Pesquisas têm tentado validar usos de medicamentos para tal fim, porém ainda sem sucesso. No entanto, uma revisão sistemática publicada em 2015[1] mostrou em cinco estudos tipo coorte, com um total de 5707 pacientes acompanhados até 14 anos que a fraqueza dos músculos extensores do joelho foi associada com um risco aumentado de desenvolver osteoartrite do joelho tanto em homens quanto em mulheres.


Será que pode ser uma saída? Pense nisto e busque fórmulas mais simples baseadas no movimento! Procure um Fisioterapeuta para melhores orientações!



[1] Øiestad BE, Juhl CB, Eitzen I, Thorlund JB. Knee extensor muscle weakness is a risk factor for development of knee osteoarthritis. A systematic review and meta-analysis. Osteoarthritis Cartilage. 2015 Feb;23(2):171-7

Leia mais
bottom of page