top of page

Ações efetivas no manejo das dores nas costas, algo ainda muito distante.


Sim, estamos anos luz de acertarmos, em massa, ações efetivas para o tratamento das dores nas costas. A quantidade de cirurgias desnecessárias continua sendo um dos grandes vilões desta história. Em adição, apesar de termos respaldo na literatura científica de que o tratamento conservador deve ser base para a maioria das vezes, infelizmente o caminho traçado por muitos profissionais nas suas condutas continuam aquém de um ideal.


Apesar deste caos instalado em muitos países, nos alegramos em ver ações pontuais relevantes para o bem da população. Damos aqui o exemplo da atitude do governo Australiano o qual não pagará mais por cirurgias de artrodese na coluna. Tal ação foi pautada na quantidade de artigos científicos que os respaldaram. Podemos também citar a ação da Holanda, que incentiva a população à atenção rápida por fisioterapeutas diante da primeira crise de dor nas costas... simples, não?


Poderíamos seguir este exemplo, correto? Basta nossos governantes terem a sacada de olhar para os números e seguirem as importantes orientações que a ciência tem nos guiado.


Enquanto isto não ocorre, você, Fisioterapeuta brasileiro, continue na busca de ações pautadas em boas evidências. Certamente atitudes como estas ajudarão a uma maior valorização da Fisioterapia com uma melhor identidade profissional. Pense nisto.

Dr. Renato José Soares, sócio do Grupo Equality.

http://health.gov.au/internet/main/publishing.nsf/Content/DCA37AF837D2C3D0CA25827700826A27/$File/Spinal-surgery.pdf

Leia mais
bottom of page