O que é Fisioterapia?

No sentido amplo da palavra, a Fisioterapia é a ciência que estuda o movimento humano, utilizando recursos físicos no tratamento e na cura.

 

O profissional estuda, diagnostica, previne e trata de todo e qualquer distúrbio da biomecânica e funcionalidade humana, seja ela de órgãos ou sistemas. Ele será capacitado para avaliar, prescrever e diagnosticar pacientes que possuam lesões, doenças geradas por alterações genéticas, traumas, enfermidades adquiridas e disfunções, como também se utilizar de ações preventivas.

 

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), para um país de 160 milhões de habitantes é necessário um quadro de 160 mil profissionais. No entanto, aqui no Brasil, temos em torno de 40 mil profissionais registrados, sendo sua maioria concentrada na capital paulista.

 

O profissional pode atuar no campo esportivo, na recuperação de pessoas acidentadas, portadoras de distúrbios neurológicos, respiratórios e até cardíacos.

 

Com a grande preocupação das empresas em relação a seus funcionários quanto à postura no ambiente do trabalho, o fisioterapeuta também se tornou um profissional da área de saúde preventiva, atuando em programas de reeducação postural com o intuito de prevenir, e, em alguns casos, até tratar de problemas musculares ou de coluna durante o expediente, proporcionando mais conforto e assim um melhor desempenho durante a execução do mesmo.

 

Fonte: castelobranco.br - 2015.

 

 

 

Além das disciplinas comportamentais e sociais. Fisioterapeuta é o profissional de saúde, devidamente registrado no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito-9), com formação acadêmica superior, habilitado para construção do diagnóstico cinesiológico funcional e pode prescrever condutas fisioterapêuticas.

 

Compete ainda ao profissional ordenação e indução do tratamento fisioterapêutico no paciente, bem como, acompanhamento da evolução do quadro clínico funcional e condições para alta do serviço.

 

Especialidades reconhecidas:

 

A) Acupuntura, nos termos das Resoluções Coffito 60/85, 97/88, 201/99 e 219/00.

B) Dermato funcional nos termos da Resolução Coffito 362/09

C) Fisioterapia do trabalho nos termos da Resolução Coffito 351/08.

D) Fisioterapia esportiva nos termos da Resolução Coffito 337/07.

E) Neurofuncional, nos termos da Resolução Coffito 207/00

F) Onco-Funcional nos termos da Resolução Coffito 364/09

G) Osteopatia, nos termos da Resolução Coffito 220/01.

H) Pneumofuncional, nos termos da Resolução Coffito 207/00

I) Quiropraxia, nos termos da Resolução Coffito 220/01.

J) Saúde Coletiva nos termos da Resolução Coffito 363/09.

K) Traumato-Ortopédica Funcional nos termos da Resolução Coffito 260/04.

L) Urogineco-Funcional nos termos da Resolução Coffito 365/09.

 

Fonte: crefito9.org.br -2015

Confira mais informações nos sites do conselho federal e regional:

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle

Av. Cassiano Ricardo, 521, 1˚ andar

Jd. Aquarius - S. J. Campos, SP