Dores crônicas : Real ou não?

24 Oct 2017

 

 

 

Você sabia que estudos têm demonstrado que pessoas com dores crônicas podem ter algumas alterações no sistema nervoso central? Sim, o cérebro destas pessoas pode ter características diferentes na existência de uma dor que já perdura durante muito tempo.

 

Algumas áreas do cérebro podem estar alteradas e desta forma o limiar doloroso pode também alterar. Podemos falar que pessoas com dor crônica podem ter uma hiperalgesia central, ou seja, uma alteração que faz com que a sensação dolorosa seja aumentada.

 

Fazendo um paralelo com o mundo real, a fim de exemplificarmos melhor, podemos dizer que o cérebro de pessoas com dor crônica pode ficar igual a um Fusca com um motor de um Porsche. Se não tivermos familiaridade com a tal modificação, quando aceleramos, o mesmo sai em uma disparada sem que consigamos controlar direito o veículo. Imaginem agora um computador com uma sensibilidade aumentada no teclado. Quando teclamos a primeira letra do alfabeto, uma única vez, você encontrará na sua tela algo assim: aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

 

 

 

 

 

Quer dizer que o problema está na cabeça das pessoas e que a dor não é real? Queremos informar que a ciência nos aponta que o sistema nervoso central é quem comanda a percepção de dor, a qual pode estar aumentada sem que exista um dano maior do tecido e que isto ocorre de forma inconsciente.

 

Ah, a dor é real, acreditamos em você! Procure um bom fisioterapeuta que se pauta em evidências científicas para te orientar!

 

 

 

Please reload

Leia mais
Please reload

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle

Av. Cassiano Ricardo, 521, 1˚ andar

Jd. Aquarius - S. J. Campos, SP