top of page

Vamos falar de Escoliose?


O que é escoliose:

A escoliose é uma alteração tridimensional que causa um desvio na coluna, seja para a direita ou para a esquerda, causando uma curva em forma de “C” ou “S”.

Indivíduos com escoliose costumam apresentar alterações posturais características como o desnível dos ombros e da pelve, mas fique calmo, essa alteração também pode existir em pessoas que não tem escoliose.

Dentre os diversos tipos de Escoliose, a Escoliose Idiopática do Adolescente é a mais prevalente na população, e tende a se intensificar na fase do estirão de crescimento do adolescente.

Em 80% dos casos a Escoliose é idiopática, ou seja, sem causa definida.

A importância do diagnóstico precoce:

O diagnóstico e o tratamento precoce, são muito importantes para evitar a progressão da curva e futuras complicações como: dores, limitações funcionais, piora do padrão postural e dificuldades respiratórias.

Indivíduos com escoliose têm 3x mais chances de apresentar dores na coluna do que os indivíduos sem Escoliose.

É importante que haja uma avaliação com um fisioterapeuta especializado, para ter um bom diagnóstico, e se preciso, uma intervenção de tratamento adequado!

Fisioterapia Especializada:

A fisioterapia especializada é a primeira opção de tratamento.

O Grupo Equality tem um programa especializado em escoliose, que apresenta uma nova abordagem para o tratamento, focado nas mais atuais diretrizes de ações.

Tratamento Fisioterapêutico:

A melhor evidência científica para o tratamento da escoliose são os exercícios Físioterapeuticos específicos para escoliose, que contemplam uma série de técnicas com o objetivo de corrigir a curvatura da coluna.

O tratamento é sempre individualizado, por meio de avaliação física e exames. É necessário um tratamento específico para cada paciente, com exercícios fisioterapêuticos para escoliose, tais como:

✔️Auto correção tridimensional;

✔️Treinamento de atividades de vida diária;

✔️ Estabilização da postura corrigida;

✔️ Educação do paciente.

Resultados demonstrados por estudos científicos:

Os resultados demonstrados por estudos científicos apresentam retardo da progressão da escoliose/ e ou redução da severidade da curva medida pelo ângulo de Cobb; melhora da dor, melhora do controle neuromotor, função respiratória, força muscular de tronco e aparência estética.

Nosso Programa conta com a responsável técnica, a fisioterapeuta Dra. Ana Paula Carnevalli, que é mestranda do Programa de Ciências da Reabilitação pela Faculdade de Medicina de São Paulo – USP, onde desenvolve projeto na área de Escoliose, postura e alterações ortopédicas de crianças e adolescentes. Apresenta capacitação em: Tratamento de Escoliose, baseado em evidências, Pilates Clássico e Pilates Kids, Terapia Manual e RPG.

Para saber mais sobre nosso Programa Especializado em Escoliose, entre em contato conosco através do nosso site ou pelos telefones 12 3797.2141 ou clique no link http://bit.ly/grupoequality

Leia mais
bottom of page