top of page

Análise do movimento humano, quando acreditamos que deva ser realizado no ambiente clínico?

O entendimento quantitativo do movimento humano em atividades do dia a dia, sejam elas esportivas ou não, é algo que norteia muitas boas discussões.

Antigamente, achávamos que tudo se resolveria se encontrássemos detalhes do movimento que poderiam justificar uma lesão ou até prevenir uma disfunção específica, com ferramentas tecnológicas inovadoras. De fato, uma teoria linda! Porém, vimos que nem sempre podemos realizar uma relação direta causa e efeito para prevenção e lesões musculoesqueléticas.

Hoje em dia, sabemos que a complexidade de uma lesão que gera, por exemplo, um quadro de dor articular, é multidimensional e o foco no entendimento quantitativo do movimento humano pode ser apenas uma extrapolação perigosa na tentativa de entendimento da relação causa e efeito do problema.

Hoje, com nossa maturidade científica e de experiência profissional, temos um novo olhar para todo este conceito de análise biomecânica! Sim, ela é valiosa, não temos dúvidas. As ferramentas utilizadas na área da Biomecânica podem favorecer o entendimento de uma melhora funcional em atividades relevantes durante a reabilitação de um paciente, por exemplo, com foco em desfechos específicos relacionados ao próprio movimento humano, a fim de nortear tomadas de decisões claras, coerentes e centradas em objetivos traçados pelos profissionais envolvidos com este paciente.

Complexo? Concordamos! Vamos colocar na prática algo que acreditamos. Imagine um amputado de membro inferior em fase de protetização. Será que a análise biomecânica pode ser algo adicional para o entendimento de mecanismos compensatórios a serem identificados e acompanhados na fase de reabilitação? Acreditamos que sim.

Vamos para outro exemplo: No ambiente laboral, dentro de uma empresa que busca entender o gesto do trabalho em um ambiente novo da empresa. Será que conseguimos ajudar a entender a relação homem/máquina seguindo recomendações e legislações específicas de segurança do trabalho? Acreditamos também que sim.

Esta é nossa visão!

Renato Soares Fisioterapeuta do Grupo Equality Doutor em Biodinâmica do Movimento Humano Para agendar uma consulta no Grupo Equality, clique aqui.

Leia mais
bottom of page