top of page

Ame seu coração


A doença cardíaca não é uma "doença do homem". Ela afeta filhas, mães, tias e avós também. É por isso que vamos compartilhar conselhos e dicas para ajudá-lo a cuidar melhor de seu coração e sentir-se no controle de sua saúde cardíaca.

Fatos do coração

1. Doença cardíaca coronária, (CHD) não é uma doença do homem. Enquanto mais homens são diagnosticados com doença coronária, uma proporção significativa de mulheres também são afetadas.

2. A doença coronariana é o maior assassino do Reino Unido, carregando mais vidas das mulheres a cada ano, do que o câncer de mama. Indicamos as mulheres a permanecerem atentas aos sintomas do câncer de mama, bem como a aprender a reduzir o risco de doença coronariana.

3. As mulheres com diabetes têm um risco mais elevado de doença cardíaca coronária. Diabetes pode aumentar o risco de desenvolver CHD, acidente vascular cerebral e outros problemas circulatórios. Diabetes também piora os efeitos de outros fatores de risco para doenças cardíacas, como pressão arterial elevada, níveis elevados de colesterol, obesidade e tabagismo.

4. O risco de CHD é aumentado após a menopausa. O risco de doença cardíaca de uma mulher aumenta com a idade, mas aumenta brutalmente após a menopausa. Antes da menopausa, os níveis de hormônio estrogênio e outros fatores estão associados a níveis mais saudáveis ​​de colesterol, redução da coagulação do sangue e artérias relaxadas, mantendo a pressão arterial saudável. Após a menopausa, os níveis de estrogênio caem e outros fatores de risco, por exemplo idade, colocam mais as mulheres em risco.

"As mulheres com idade entre 40 e 74 anos são indicadas para um check-up a cada cinco anos. Um profissional de saúde vai medir a sua pressão arterial, medir seus níveis de colesterol, calcular o seu IMC e avaliar o seu risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Então, se você ainda não fez o seu, faça uma consulta com o seu médico e aproveite a oportunidade de falar sobre a sua saúde cardíaca e receber conselhos de estilo de vida saudável"


5. Considera-se que um colesterol total saudável é inferior a 200 mg/dL . Aumentar os níveis de colesterol no sangue aumentam o risco de desenvolver CHD, promovendo a acumulação de placa gordurosa nas paredes da artéria que pode endurecer e causar um estreitamento. Dois terços dos homens e mulheres no Reino Unido têm níveis de colesterol que poderiam colocá-los em risco.

6. Uma leitura da pressão arterial saudável ideal é entre 90/60mmHg e 120/80mmHg. Suas artérias têm uma camada de músculo em suas paredes que lhes permite mudar a pressão do sangue que flui através delas. Sua pressão arterial irá flutuar ao longo do dia em resposta às atividades do seu corpo. Mas, se a sua pressão arterial permanece alta e descontrolada (uma condição conhecida como hipertensão), ela coloca seu coração e sistema circulatório sob tensão e aumenta o risco de doença cardíaca e derrame.

7. Um IMC saudável está entre 18,5 e 24,9. Um em cada quatro adultos no Reino Unido são classificados como obesos e as tendências sugerem que isso poderia aumentar para 50% até 2050. Enquanto o IMC não é uma medida exata da obesidade (por exemplo, uma pessoa com uma massa muscular elevada pode ter um IMC mais elevado) É um indicador útil para muitas pessoas.

8. Uma circunferência de cintura saudável para uma mulher não deve exceder 80 cm. Circunferência da cintura é onde a gordura está estabelecida no corpo. A silhueta pode causar preocupação para algumas mulheres, mas, do ponto de vista do seu coração, o formato do corpo em forma de pêra é melhor do que em forma de maçã. Gordura em torno da cintura aumenta o risco de gordura intra-abdominal, o que leva a níveis de colesterol insalubre, resistência à insulina e um maior risco de desenvolver diabetes tipo 2. Se você está lutando para perder alguns quilos, fique sabendo que mesmo uma pequena perda de peso corporal terá benefícios e reduzirá o risco de desenvolver doenças cardíacas e diabetes tipo 2. Alcance gradualmente, reduzindo sua ingestão de calorias, seguindo uma dieta saudável e equilibrada e aumentando o seu nível de atividade.


Ame seu coração

"Alguns dos fatores de risco associados com CHD podem ser controlados através de mudanças de estilo de vida. Os fatores de risco para doenças cardíacas podem ser agrupados em três conjuntos de riscos; Natural, clínica e estilo de vida. Fatores de risco naturais, como história familiar de doença cardíaca, idade e origem étnica, fatores de risco clínicos, como pressão arterial elevada, níveis de colesterol elevados, diabetes ou ter uma circunferência de cintura alta (sendo em forma de maçã), fatores de risco de estilo de vida, incluindo tabagismo, uma dieta pouco saudável e sendo inativo físico."


"A boa notícia é que alguns casos são evitáveis ​​e você pode diminuir seu risco, fazendo mudanças de estilo de vida coração-inteligente. Deixar de fumar, comer mais saudável e ser mais ativo, podem ajudar o seu coração."


9. A quantidade semanal recomendada de atividade física moderada para um adulto é de 150 minutos. Infelizmente estamos na era de carros e computadores, o trabalhador senta-se em média 10 horas por dia, colocando-os em maior risco de desenvolver obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.


"Mantenha seu corpo em movimento. Apenas uma em cada três mulheres faz bastante exercício ou atividade para manter seus corações saudáveis, uma proporção que fica menor acima dos 50 anos. O ideal é você fazer atividades suficientes para sentir seu coração batendo mais rápido, pelo menos, 150 minutos por semana. Lembre-se que você não tem que fazer toda a atividade do dia de uma vez. Ele pode ser dividido em etapas menores de 10 a15 minutos de cada vez e incluem tarefas como jardinagem, limpeza e caminhar para as lojas."


10. Fumar aumenta o risco de doença coronariana. Os cigarros contêm literalmente milhares de produtos químicos, muitos dos quais são tóxicos e prejudiciais para o seu corpo e coração. Estes produtos químicos podem aumentar a coagulação do sangue e danificar o revestimento de suas artérias. Fumar é caro em seu coração, corpo e bolso, então se você está pronto para parar de fumar, leia nossa dica saudável e comece a colher os benefícios de um futuro sem fumo.

11. Uma dieta rica em fibras pode reduzir o risco de doença coronariana. Existem dois tipos de fibras dietéticas; Insolúvel e solúvel. Fibra insolúvel ajuda a manter as coisas fluindo em seu intestino e reduz o risco de câncer de intestino. As fibras solúveis reduzem o nível de colesterol “ruim” (LDL), um tipo de gordura que pode levar a complicações cardíacas como a aterosclerose (formação de placas que obstruem artérias).


12. O consumo peixes oleosos, rico em ômega 3, pode auxiliar na prevenção. Comer duas porções de atum, salmão ou sardinha por semana pode ajudar a reduzir as chances de desenvolver câncer.

13. Abacates, azeitonas, azeite e óleo de canola são uma boa fonte de gorduras monoinsaturadas. As gorduras monoinsaturadas são 'gorduras boas' que promovem níveis saudáveis ​​de colesterol e podem reduzir a inflamação em suas artérias. Outra fonte de "gorduras boas" são gorduras poli insaturadas que nos fornecem ácidos graxos essenciais, como gorduras ômega 3 encontradas em peixes oleosos, nozes, óleo de canola e óleo de linhaça.

14. A ingestão máxima recomendada de sal por dia é de 6 gramas para adultos. A ingestão máxima recomendada é muito menor para crianças (com menos de 1g em bebês com idades entre 0 e 6 meses - até 1g em crianças de 6 a12 meses - até 2g em crianças de 1 a 3 anos - 3g em crianças de 4 anos a 6 anos - 5g em crianças com idade entre 7 a 10 anos - e um máximo de 6g em crianças com 11 anos ou mais). Ainda comemos muito sal escondido nos alimentos que compramos, então é fácil encontrar-se em uma dieta rica em sal, sem perceber.

15. Recomenda-se que você não deve beber mais de 14 unidades de álcool em uma semana. Costuma-se chamar "unidade de álcool" o equivalente a cerca de 10 a 12g de álcool puro. Como a concentração de álcool varia de bebida para bebida, vejamos a quantidade presente nas mais consumidas no nosso meio:

- 1 lata de cerveja (355ml) = 1,5 unidade de álcool

- 1 copo de chope ou cerveja (300ml) = 1 unidade de álcool

- 1 copo de vinho (100 ml) = 1 unidade de álcool

- 1 dose de destilado (pinga, uísque, vodca) (50 ml) = 1,5 unidade de álcool

Adote um estilo de vida saudável que vai lhe proporcionar um envelhecimento natural e bastante disposição.

fonte: http://heartresearch.org.uk/lovinghearts-healthy-tip

Leia mais
bottom of page