O que devemos saber sobre as dores lombares?


Vocês já pararam para pensar o quanto a dor nas costas afeta o dia a dia de muitas pessoas? Não é uma impressão pessoal esta percepção. Um dado relevante publicado em 2015 na Lancet, uma das revistas científicas mais renomadas do mundo, mostrou que este problema de fato é uma grande realidade.

O estudo mostrou que a dor lombar está em primeiro lugar em características que geram incapacidade e anos de vida perdidos na população mundial, sendo que entre os anos de 1999 até 2013 estas características aumentaram infelizmente 57%.

O que será que está acontecendo? Infelizmente, não é uma pergunta fácil de se responder. No entanto, pesquisadores têm demonstrado que muitos mitos relacionados com estes problemas estão impregnados na população, o que faz com que possivelmente sejam um dos maiores vilões de toda esta infeliz trajetória. Sim, mitos podem ser os maiores responsáveis por este aumento expressivo de pessoas improdutivas e com baixa qualidade de vida em decorrência de dores nas costas.

Infelizmente, há um aumento da probabilidade de uma pessoa adquirir uma dor crônica após a primeira crise caso esta tome atitudes erradas, pautadas em mitos perigosos. Desta forma, siga boas recomendações, tais como:

  1. Evite o repouso total mais do que três dias e volte as suas atividades rotineiras, inclusive de trabalho, de forma gradativa.

  2. Busque tratamentos mais ativos. Uma das maiores evidências de melhora são os exercícios específicos para sua necessidade. Não acredite que irá resolver o seu problema deitar em uma maca e esperar alguém tirar sua dor.

  3. Evite se auto medicar. O uso excessivo de remédios não surtirá bons efeitos e pode prejudicar sua saúde de forma geral.

  4. Evite ficar pensando toda hora na sua dor ou nos problemas que ela pode lhe gerar. Quando bons pensamentos são seu aliado sua qualidade de vida melhora.

Considere que na grande maioria das vezes o tempo é seu grande aliado e quando você segue boas recomendações orientadas por profissionais da área da saúde capacitados para tal fim, como por exemplo um fisioterapeuta, você poderá evoluir muito bem e saberá controlar muito bem este problema. Pense nisto.

Leia mais
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle

Av. Cassiano Ricardo, 521, 1˚ andar

Jd. Aquarius - S. J. Campos, SP