top of page

O quanto uma evidência científica pode mudar a sua vida profissional? Amadureça essa ideia!


Certamente um profissional que se pauta em boas evidências científicas para a sua atuação profissional terá ferramentas mais seguras e eficazes de resoluções de problemas clínicos.

Além disto, não tenho dúvidas de que uma profissão na qual as ações sejam justificadas por boas evidências será mais valorizada por todos.


Mas pergunto, será que estamos no caminho correto? Será que os Fisioterapeutas seguem boas evidências científicas para concretizar sua linha de raciocínio clínico?


Alguns profissionais olham para este conceito transformador com um (ou os dois) pés atrás, em uma visão altamente simplista do que é Fisioterapia Baseada em Evidências, gerando críticas à ciência aplicada. De fato, não fomos preparados para tal visão durante nossa formação universitária, o que faz com que alguns rejeitem mudanças, mesmo estas sendo para auxiliar a melhor aplicabilidade de uma profissão (estranho, não?).


Em particular, somos otimistas para responder tal indagação. Apesar de estarmos ainda muito longe de um ideal, vemos um início de mudanças, em uma das fases da fisioterapia mais ricas e em plena transformação, na qual conseguimos ver uma luz no fim do túnel na direção da melhor aplicabilidade de evidências científicas em nosso dia a dia profissional.


Respaldamos esta nossa afirmação pautados no que vimos no dia a dia através de conversas com outros profissionais árduos para aplicar boas condutas terapêuticas. Presenciamos também pacientes a procura de boas informações e cada vez mais, pressionando mudanças de comportamentos retrógrados de profissionais resistentes.


Desta forma, não fique sem pelo menos entender a importância de tal temática, visto que esta pode lhe fazer um melhor profissional.


Sugiro a todos seguirem o professor Luis Correia, por meio de sua página http://medicinabaseadaemevidencias.blogspot.com.br/






Leia mais
bottom of page